Tornando seu Mac mais “Linux”

Há alguns meses precisei comprar um computador novo, e acabei decidindo por experimentar um iMac. Mais pela curiosidade pela plataforma do que qualquer outra coisa, mas definitivamente o argumento que me convenceu foi que o Terminal do Mac roda bash. Porém, fiquei um pouco decepcionado ao notar que muitos dos comandos que eu estava acostumado não estavam presentes. Quem já sentiu o gostinho de trabalhar com desenvolvimento no ambiente Linux, acaba viciando em diversos “comandinhos” que quebram muito o galho no dia-a-dia.

Felizmente, encontrei a solução rapidamente: MacPorts. É como se fosse um gerenciador de pacotes GNU. Com ele, é possível instalar praticamente qualquer utilitário GNU. O MacPorts se encarrega de calcular as dependências, baixar os fontes do que você quer e das dependências, e compilar tudo.

O uso é extremamente simples: basta instalar o MacPorts, utilizando o link de download referente à sua versão do Mac OS, no site deles, e abrir um Terminal (se o seu Terminal já estava aberto, feche e abra um novo). No terminal, digite: sudo port install <nome_do_seu_utilitário>. Os dois que eu senti falta eram o tree e o wget, bastou o seguinte comando para instalá-los:

sudo port install tree wget

Pronto, mais um desenvolvedor feliz!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s