rvm – ou, como desenvolver na versão certa do Rails

Recentemente resolvi mexer num projeto que está, infelizmente, hospedado na Locaweb. O problema é que, como sou usuário novato de Rails, só tenho a versão 3.0 na minha máquina. Como instalar a que a Locaweb usa, a 2.1.1?

Felizmente já havia esbarrado com o rvm – Ruby Version Manager. Resolvi experimentar instalá-lo, e funciona que é uma maravilha. Permite que você instale uma versão específica de ruby na sua máquina, e ainda isola o ambiente e todas as gems. Isso me permitiu montar um ambiente que era uma réplica do da Locaweb, eliminando uma série de dores de cabeça.

A instalação? Mais simples, impossível:

sudo gem install rvm
rvm-install

Um aviso: não utilize “sudo” no rvm-install, pois a sacada do rvm é que ele roda apenas no seu usuário local. Eu tentei instalar com sudo, e só o que ganhei foi quase 1h de dores de cabeça tentando ajustar o ambiente.

Após a instalação (e configuração do ambiente), o uso é bastante simples:

Listar as máquinas virtuais Ruby instaladas rvm list
Instalar uma nova rvm install X.X.X
Ver a lista de VMs disponíveis para instalação rvm list known
Para alternar para uma VM instalada rvm X.X.X

Portanto, para instalar o ambiente da Locaweb na minha máquina local, só precisei conectar à Locaweb, verificar as versões do Ruby e do Rails, e instalá-las no meu ambiente. Na Locaweb, fiz apenas:

[eu@maq ~]$ ruby --version
ruby 1.8.6 (2008-08-08 patchlevel 286) [i386-linux]
[eu@maq ~]$ rails --version
Rails 2.1.1

Com base na informação das versões, vim pro meu ambiente e fiz as instalações:

rvm install 1.8.6
rvm 1.8.6
gem install rails -v 2.1.1

É bom sempre testar se está tudo OK após alternar de VM, então, procure sempre checar a versão do Ruby e do Rails após alternar de VM.

Deixe uma resposta

